Open top menu

Avaliação da notícia

(2 Votos)

VALE POLUI MEIO AMBIENTE E PREJUDICA PRODUTORES

O descaso da Vale de Araxá com o meio ambiente vem poluindo um dos principais rios da região, o Rio Capivara.

Mesmo com a falta de chuva, a água que deveria estar limpa está suja e barrenta por causa da lama proveniente do processo industrial de separação do fósforo da terra. Isto ocorre, porque a barragem de contenção da lama já atingiu a sua capacidade máxima de armazenamento e por isto está completamente cheia. Ou seja, é como se a represa fosse um grande copo cheio que com apenas uma gota transborda atingindo diretamente o rio, o que caracteriza mais um crime ambiental.

Mas apesar do fato, permanece a lei da impunidade e o silêncio das autoridades.

 

BAIXA QUALIDADE DOS PRODUTOS E PREJUÍZO PARA PRODUTORES

Além da contaminação, investigamos durante mais de três meses, e constatamos que o adubo produzido pela Vale está com alto teor de sílica, uma espécie de pó parecido com cimento que além de se fixar nas máquinas agrícolas dificultando o espalhamento  do adubo nas lavouras, o que acarreta atraso no trabalho e  problemas mecânicos nos equipamentos .

 

GATO POR LEBRE

Com isto, nossas fontes garantem que a empresa está com dificuldades de eliminar a sílica do adubo durante o  processo de produção, prejudicando a qualidade do produto e consequentemente a qualidade das lavouras.

 

DÚVIDAS SOBRE A PERMANÊNCIA DA EMPRESA

Os nossos contatos afirmam também que o teor de fosfato na mina local está muito abaixo, o que coloca em dúvida a permanência da mineradora em Araxá, ao contrário da Vale de Tapira e da unidade do município de Serra do Salitre que está sendo instalada onde o teor de fosfato é bem maior do que o de Araxá.

Enquanto isto, nosso produtor fica no prejuízo com um produto comprovadamente de baixa qualidade. É a cidade do faz de contas e da conveniência .

O que nos causa estranheza é que apesar dos fatos , nenhuma autoridade ou órgãos ligados ao meio ambiente e aos produtores rurais , ainda não tomaram nenhuma providência para tentar solucionar os problemas que já deveriam ter sido resolvidos há muito tempo.  O caso é antigo, assim como a falta de compromisso dos nossos governantes e instituições que deveriam cumprir com o seu papel , que nada mais é o de defender os interesses da população e dos produtores que estão sendo lesados. Ou seja, em Araxá prevalece a lei dos mais fortes…

 

Nós tentamos contato com a assessoria de comunicação da empresa  em Patrocinio, mas não conseguimos falar com ninguém.

 

2 comentários

  1. Avatar
    09 agosto, 2013

    isso é um crime ,,,temos que denunciar essas pessoas e cobrar a puniçao desses caras que prejudicam o meio ambiente,,,o negocio deles é só grana e poder,,,nao tao nem ai pra as plantas e nem os peixes,,,querem mais é que se lasquem.,,,isso nao pode ficar desse jeito mais,,,essa historia ja ficou velha, desde criança eu me lembro deles jogarem esses rejeitos no rio capivara,,,isso é uma falta de respeito,com o meio ambiente,,,essas nossas autoridades, quando vamos la pescar alguns peixinhos para comer,para complementar a alimentaçao querem nos multar nos acusando de crime ambiental,,,estamos perdidos desse jeito…

    Responder

  2. Avatar
    09 agosto, 2013

    O rio poluído é culpa do jeová. O sumiço do amarildo é culpa do jeová. O marcelo rezende falar “corta pra mim” é culpa do jeová. Araxá nessa m……. é culpa do jeová.

    Responder

<