Open top menu

Avaliação da notícia

(2 Votos)

VALE PODE ENCERRAR AS ATIVIDADES DE MINERAÇÃO EM ARAXÁ

Quem viaja para Uberaba ou Uberlândia, constantemente se assusta ao perceber as águas barrentas ao passar pelo rio Capivara, mesmo em períodos de seca, como agora, quando a água deveria estar limpa.

Após várias investigações junto aos órgãos ambientais, fazendeiros e até alguns funcionários da Vale/Araxá, descobrimos algo ainda pior que a poluição do rio Capivara que vem sendo discutida e denunciada a vários anos sem que a empresa instituições tomem qualquer providência para resolver o problema.

Junto a produtores rurais da região levantamos que o adubo produzido pela VALE em Araxá está com alto teor de sílica, um pó semelhante ao cimento que se fixa as máquinas agrícolas dificultando o espalhamento do adubo nas lavouras.

Junto a servidores da empresa, que apesar de não poderem falar abertamente sobre o assunto unido ao medo de perder o emprego, há realmente o comentário de que a empresa tem grande dificuldade para eliminar a tal sílica do adubo no processo de produção utilizado pela empresa.

Está sendo ainda muito comentado o fato de o teor de fosfato na mina de Araxá está muito baixo, fato que está gerando preocupações sobre a permanência da Empresa em Araxá, uma vez que é de conhecimento público que a VALE TAPIRA é bem mais viável e ainda tem a VALE SERRA DO SALITRE que está sendo instalada e segundo informações da própria empresa tem um Teor de minério (fosfato) bem maior que o de Araxá.

Finalmente tratando do assunto da poluição do rio Capivara, a empresa já se pronunciou sobre o assunto algumas vezes informando que o a barragem de contenção de lama vinda do processo industrial da separação do fósforo da terra está cheia e não tem mais como fazer ampliação, por isso o vazamento de lama para o rio Capivara é quase constante.

A empresa informou ainda a algum tempo que foi adquirida uma área adjacente para a construção de uma nova barragem de contenção de lama.

Porém diante dos rumores sobre o fechamento da mineração da VALE em Araxá, aliados a ineficácia da aplicação das Leis contra grandes corporações com esta,  começa a ficar evidente que não haverá qualquer ampliação ou investimento em  melhorias, muito menos se esses investimentos forem simplesmente para resolver um simples problema ambiental.

 

1 comentário

  1. Avatar
    02 agosto, 2013

    tem que tomar as providencias mesmo nao podemos deixa que as grandes industrias poluia o meio ambiente mas do que ja poluirao

    Responder

<