Open top menu
Senador republicano declara voto a favor do impeachment de Trump

Senador republicano declara voto a favor do impeachment de Trump

Senador republicano declara voto a favor do impeachment de Trump

Mitt Romney, senador pelo estado de Utah, é o primeiro na história dos EUA a declarar voto contra um presidente do mesmo partido em impeachment

Mitt Romney, senador pelo estado norte-americano de Utah, foi o primeiro integrante do Partido Republicano a declarar voto a favor do impeachment do presidente do país, Donald Trump.

Em um discurso no Senado na tarde desta quarta-feira (5), horas antes da votação que provavelmente irá manter Trump na Presidência, Romney disse que irá votar pelo afastamento de seu colega de partido.

“Meu voto provavelmente vai ficar na minoria do Senado, mas a despeito disso, vou poder dizer a meus filhos e netos que cumpri meu dever”, afirmou o senador, que concorreu à presidência dos EUA pelos republicanos em 2012.

Segundo ele, Trump é “culpado de um terrível abuso da fé pública” e cometeu um “ataque explícito contra nossos direitos eleitorais, a segurança nacional e nossos valores fundamentais”.

Voto inédito

De acordo com a CNN, Romney será o primeiro senador a votar contra um presidente do mesmo partido em um processo de impeachment na história dos EUA. Nos julgamentos dos democratas Bill Clinton, em 1999, e Andrew Johnson, em 1868, nenhum senador do partido votou contra eles.(R7)

Foto: Reprodução via Reuters

<