Open top menu
Raiz do aquecimento global: gelo da Groenlândia está desaparecendo rapidamente

Raiz do aquecimento global: gelo da Groenlândia está desaparecendo rapidamente

A raiz do aquecimento global – o degelo da Groenlândia (Dinamarca) – ocorre a uma velocidade quatro vezes maior do que em 2003 e o aumento do nível do mar causado pode afetar vários países, inclusive os EUA.

Segundo adverte uma nova pesquisa citada pelo portal EurekAlert, a redução do gelo na Groenlândia já há muitos anos preocupa com as mudanças climáticas. No entanto, estudos anteriores se concentraram principalmente nas regiões sudeste e noroeste da ilha, de onde grandes blocos de icebergs continuam caindo no mar ao derretimento.

No entanto, uma nova pesquisa revela que o derretimento mais significativo, ocorrido entre 2003 e 2013, afetou uma área praticamente desprovida de glaciares localizada no sudoeste da Groenlândia.
Pesquisadores analisaram dados fornecidos tanto por estações de coordenadas, distribuídas por toda a costa da ilha para detectar mudança na massa de gelo, como pela NASA.

Há muito tempo, pesquisadores têm conhecimento sobre o crescente ritmo de degelo na região, mas o último estudo desvendou “um segundo problema”: “enormes massas localizadas no interior derretem cada vez mais rapidamente durante o verão e se tornam ‘rios que fluem para o mar'”, explicou Michael Bevis, professor da Universidade de Ohio (EUA) e principal autor do estudo.

Essa situação poderia ter “sérias implicações” para diferentes cidades costeiras, inclusive Nova York e Miami:

“A única coisa que podemos fazer é adaptar e mitigar o progresso do aquecimento global”, visto que “já é tarde demais para não ter efeito”, adverte Bevis.(Sputnik)