Open top menu
PSOL quer saber se Weintraub usou avião da FAB em fuga para os EUA

PSOL quer saber se Weintraub usou avião da FAB em fuga para os EUA

PSOL quer saber se Weintraub usou avião da FAB em fuga para os EUA

Partido também pergunta via Lei de Acesso à Informação se ex-ministro usou passaporte diplomático e foi recebido por embaixador como visita oficial

O PSOL que esclarecer os detalhes da fuga do ex-ministro da Educação Abraham Weintraub para os Estados Unidos e a participação do governo Jair Bolsonaro no processo com o objetivo de identificar eventuais ilegalidades e condutas criminosas.

O partido pergunta ao governo, via Lei de Acesso à Informação: Weintraub utilizou avião da FAB na rota para deixar o Brasil? Usou passaporte diplomático? Foi recebido nos EUA por Nestor Forster, indicado a embaixador do Brasil em Washington?. O pedido de esclarecimento foi realizado pelo gabinete do deputado federal Ivan Valente (SP).

Segundo especialistas, a ida de Weintraub para os EUA pode configurar improbidade administrativa por dificultar as investigações das quais é alvo no Supremo Tribunal Federal. E, se confirmado, o atraso na exoneração e a utilização do passaporte diplomático para fins pessoais (e não para missão oficial de Estado) também configura ilegalidade.

O PSOL acionou ainda a Procuradoria do Distrito Federal para que instaure procedimento sobre o ministro Jorge Oliveira, da Secretaria-Geral da Presidência. O partido afirma que teve 19 pedidos de informação via Lei de Acesso ignorados ou respondidos evasivamente pela pasta.(Fórum)

Foto: Reprodução/Twitter

<