Open top menu
Governo recorre ao STJ para Bolsonaro não mostrar exames de coronavírus

Governo recorre ao STJ para Bolsonaro não mostrar exames de coronavírus

Governo recorre ao STJ para Bolsonaro não mostrar exames de coronavírus

Presidente alega que decisão viola sua intimidade, e apesar de afirmar que testou negativo, se recusa a mostrar os resultados

A Advocacia-Geral da União (AGU) recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) não seja obrigado a entregar os resultados de exames que fez para o novo coronavírus. A Justiça Federal de São Paulo determinou que o chefe do Executivo apresente à Justiça o resultado dos testes. A decisão foi confirmada no Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRf-3).

O governo alega que a determinação viola a “intimidade e a vida privada” do presidente. O caso será avaliado pelo presidente do STJ, ministro João Otávio Noronha. No entanto, ao site Jota, ele adiantou a decisão, e disse que Bolsonaro não deve ser obrigado a revelar o resultado. “Eu não acho que eu, João Otávio, tenho que mostrar meu exame para todo mundo, eu até fiz, deu negativo. Mas vem cá, o presidente tem que dizer o que ele alimenta, se é (sangue) A+, B , O-? Há um mínimo de intimidade a ser preservada”, disse Noronha.

O entendimento da Justiça, que obriga o presidente a entregar os exames ocorreu após pedido do jornal O Estado de S. Paulo. O veículo de imprensa solicitou os documentos via Lei de Acesso à Informação. No entanto, o governo se negou a mostrar.(CB)

(foto: Evaristo Sá/AFP)

<