Open top menu
Confira quem da comitiva de Bolsonaro aos EUA pegou coronavírus

Confira quem da comitiva de Bolsonaro aos EUA pegou coronavírus

Confira quem da comitiva de Bolsonaro aos EUA pegou coronavírus

Até o momento, há a confirmação de 16 integrantes positivos para o Covid-19. Os dois testes realizados por Bolsonaro deram negativo

Entre os integrantes da comitiva que viajou com o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), aos Estados Unidos, 16 já confirmaram terem contraído o coronavírus. O número total de integrantes da comitiva presidencial não foi revelado pelo Palácio do Planalto, que classifica esse tipo de dado como “informações sensíveis”.

O último positivo foi do chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno, braço direito do chefe do executivo nacional.

A viagem ocorreu entre os dias 7 e 11 de março, e todos os integrantes das comitivas oficiais e de base permaneceram juntos, acompanhando a agenda da Presidência da República. Além de Heleno, o secretário de Comunicação da presidência, Fabio Wajngarten; seu secretário-adjunto, Samy Liberman; e o encarregado de Negócios do Brasil nos Estados Unidos, o embaixador Nestor Forster, também foram testados como positivo.

Na ocasião, Bolsonaro se encontrou com o presidente norte-americano, Donald Trump, em Miami, mas ambos testaram negativo para o Covid-19. Durante a viagem, eles se encontraram com o prefeito da cidade, Francis Suarez, que confirmou estar com coronavírus.

A recomendação é que todos da comitiva, positivos ou não, fizessem a quarentena por pelo menos sete dias, até a realização de um novo exame. Porém, o presidente ignorou a orientação e participou de uma manifestação a favor de seu governo no domingo (15/03), onde apertou a mão de mais de 200 pessoas.

Além de Bolsonaro, outros integrantes deram negativo no teste. A primeira-dama Michelle Bolsonaro; o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP); e os ministros Bento Albuquerque (Minas e Energia) e Fernando Azevedo e Silva (Defesa) não confirmaram a presença do vírus. O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD); o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo; e o senador Jorginho Mello (PL-SC) também testaram negativo à doença.

Confira o nome dos integrantes infectados pelo coronavírus

General Augusto Heleno, chefe do Gabinete de Segurança Institucional

Fabio Wajngarten, secretário de Comunicação da Presidência da República

Nelsinho Trad, senador pelo PTB-MS

Nestor Forster, embaixador e encarregado de negócios do Brasil nos EUA

Karina Kufa, advogada e tesoureira do Aliança pelo Brasil

Sérgio Lima, publicitário e marqueteiro do Aliança pelo Brasil

Samy Liberman, secretário-adjunto de comunicação da Presidência

Alan Coelho de Séllos, chefe do cerimonial do Itamaraty

Robson Andrade, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI)

Marcos Troyjo, secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia

Flávio Roscoe, presidente da Federação das Indústria do Estado de Minas Gerais

Daniel Freitas, deputado federal (PSL-SC)

Quatro integrantes não-identificados da equipe de apoio do voo presidencial aos EUA. (Metrópoles)

Foto: (Alan Santos/PR/Agência Brasil)

<