Open top menu
Autismo: 6 filmes e séries para se emocionar e entender o transtorno

Autismo: 6 filmes e séries para se emocionar e entender o transtorno

Autismo: 6 filmes e séries para se emocionar e entender o transtorno

A cinebiografia “Temple Grandin”, o curta animado “Fitas” e a série “Atypical” são algumas das produções que retratam as experiências de quem está no espectro autista
Todo mês de abril é organizada a campanha mundial do Abril Azul, que busca a conscientização do autismo, transtorno que atinge 2 milhões de pessoas no Brasil. O mês foi escolhido em alusão ao 2 de abril, data instituída em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Em 2021, a campanha oficial da ONU tem como mote a “Inclusão no Mercado de Trabalho”.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) engloba diversas condições que afetam, em vários graus, o comportamento, a comunicação e a capacidade de interação dos indivíduos. As causas do TEA não são totalmente conhecidas, e evidências apontam para a influência de fatores genéticos, infecções durante a gravidez e até mesmo aspectos ambientais, como a poluição. Embora não haja cura, o diagnóstico precoce do autismo, ainda na infância, contribui para que as crianças possam se desenvolver de maneira adequada.
1. Rain Man (1988)
Estrelado por Tom Cruise e Dustin Hoffman, foi uma das primeiras produções de Hollywood a representar o autismo. Ganhou quatro Oscars, incluindo o de melhor filme e o de melhor ator, muito pela atuação de Hoffman, que interpreta um autista portador da síndrome de Savant que viaja pelos Estados Unidos com o irmão.
2. Temple Grandin (2010)
O filme da HBO tem Claire Danes no papel de Temple Grandin, uma mulher com autismo que ficou conhecida por revolucionar as práticas de tratamento racional dos animais em fazendas e abatedouros nos Estados Unidos. Superando as dificuldades de se adaptar à educação formal na infância, hoje, aos 73 anos, Grandin é Ph.D em zootecnia e é uma referência na sua área de atuação.
3. Fitas (Loop) (2020)
O curta-metragem de animação produzido pela Pixar conta a história de uma garota autista não-verbal e um amigo falante que aprendem sobre suas diferenças durante um passeio de canoa. O curta traz uma visão delicada sobre a vida e as relações de quem vive dentro do espectro.
4. Stimados Autistas (2021)
O documentário brasileiro que fala sobre o diagnóstico tardio de autistas adultos, como é conviver sem uma definição e o que muda após a confirmação. O filme foi inteiramente gravado em 2020, durante a pandemia, e conta também com a experiência pessoal do diretor, Cristiano de Oliveira. O título é um trocadilho com o termo “Stim”, expressão em inglês para comportamentos repetitivos e estereotipados, com a palavra “estimados”.
5. Atypical (2017)
A série britânica que estreou em 2017 já tem três temporadas. Conta a história de Sam, um adolescente com autismo que decide arrumar uma namorada. A produção trata o autismo de forma sensível e bem-humorada, retratando tanto o ponto de vista do protagonista quanto o de sua família.
6. The Good Doctor: O Bom Doutor (2017)
Trata-se de um drama médico que já está na sua quarta temporada. Shaun Murphy é um jovem médico autista que passa a trabalhar como cirurgião em um renomado hospital. Enquanto usa seus talentos para salvar vidas, ele precisa a todo momento provar sua capacidade.
(Com informações da revista Galileu)
Temple Grandin (2010) (Foto: Divulgação)

<