Open top menu
Asteroide gigante está a caminho e deve passar muito perto da Terra, alerta NASA

Asteroide gigante está a caminho e deve passar muito perto da Terra, alerta NASA

Asteroide gigante está a caminho e deve passar muito perto da Terra, alerta NASA

Um asteroide potencialmente perigoso viaja pelo espaço a uma velocidade de 52 mil quilômetros por hora.

Assim que a NASA descobriu, emitiu um alerta, já que o asteroide de 260 metros de diâmetro deverá passar incrivelmente perto da Terra neste fim de semana, segundo o tabloide Express.

O gigante asteroide 2010 CO1, rastreado pelo Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, se aproximará do planeta nas primeiras horas de sábado. Além disso, o CO1 é considerado um asteroide potencialmente perigoso e um objeto próximo à Terra (NEO, na sigla em inglês) confinado na parte interna do sistema solar.

“Um número relativamente pequeno de objetos próximos à Terra passa perto o bastante da Terra e é grande o bastante para ser observado atentamente”, afirma a agência espacial.

“Isso porque o reboque gravitacional dos planetas poderia, com o tempo, fazer com que o caminho orbital de um objeto evolua para uma órbita que cruza a Terra. Isso possibilita uma futura colisão”, ressalta.

Geralmente, asteroides potencialmente perigosos passam a uma distância de 0,05 unidades astronômicas, entretanto, o CO1 reduzirá esta distância de maneira drástica para apenas 0,03561 unidades astronômicas.

Apesar de parecer uma grande distância, para a ciência isso significa um espaço cada vez menor e uma passagem cada vez mais próxima do nosso planeta, preocupando a agência, que está acompanhando atentamente as grandes rochas.(Sputnik Brasil)

CC0 / Pixabay

<