Open top menu
ASSISTENTE DO MP ACUSA PREFEITO DE TENTATIVA DE SUBORNO

Avaliação da notícia

(9 Votos)

ASSISTENTE DO MP ACUSA PREFEITO DE TENTATIVA DE SUBORNO

André Sampaio - Procurador do município

André Sampaio – Procurador do município

No início de 2009, o Prefeito Jeová Moreira convocou o presidente da Associação do Barreiro, Gilson Baltazar dos Santos, presidente da Associação dos Moradores do Barreiro, e as advogadas Marina Magalhães Ribeiro e Márlia Aparecida da Silva, para uma reunião em seu gabinete.

A proposta do prefeito, que estava acompanhado do seu assessor jurídico, André Sampaio, era negociar a retirada dos processos envolvendo as mineradoras com os moradores do Barreiro.

Marina Magalhães Ribeiro - Advogada

Marina Magalhães Ribeiro – Advogada









      

 

 

 

Gilson Baltazar dos Santos - Presidente Associação de moradores

Gilson Baltazar dos Santos – Presidente Associação de moradores

Na ocasião, o Prefeito disse que estava falando pela Codemig e pela CBMM e que a reunião era para propor às advogadas e ao presidente da Associação que retirassem os 165 processos que os moradores moviam contra as empresas. À época, o prefeito propôs pagar aos três uma quantia em dinheiro equivalente a 500mil reais e o que o dinheiro seria pago pela CBMM. Ainda segundo o Prefeito, as mineradoras tinham interesse em resolver a situação, fora do âmbito da justiça. O valor em dinheiro, oferecido aos advogados e ao presidente, o qual o prefeito trata como honorários e que a intenção era chegar a uma negociação amigável e que o valor destes honorários seria equivalente ao que a CBMM pagaria indenizando aos moradores. Quanto à Codemig, esta participaria da negociação fechando o “pacote”.

Como os representantes dos moradores não acataram a proposta do Prefeito, o número de processos pulou, de 165 para 500 ações indenizatória.

Para comprovar a tentativa de suborno por parte do chefe do Poder Executivo, a reunião foi gravada. Estamos publicando os principais trechos da gravação. A íntegra também pode ser acompanhada aqui:

Acordo x suborno

O arquivamento destes processos será bom para todas as partes, então, acertando com o Gilson, com vocês – advogados – e com os moradores fica bom pra todos.

Jeova Moreira da Costa - Prefeiro de Araxá

Jeova Moreira da Costa – Prefeiro de Araxá

“…. quanto fica bom pra você Gilson? 5mil ou 500mil?….”


“…. tá numa hora muito boa de negociar porque eles não querem enfrentar mais problemas em Araxá…”


“… então, se vocês aceitarem o acordo, todos vão ganhar…”.


“… isso não é compromisso, é uma proposta ainda, e quem vai pagar são as partes interessadas…”

O prefeito reafirmou que estava conversando para ver se podia fechar um acordo de retirada de todos os processos que estavam sendo movidos contra as empresas, tanto o que envolvia os moradores, como também o referente à contaminação das águas do entorno do Barreiro.

Márlia Aparecida da Silva - Assistente do MP

Márlia Aparecida da Silva – Assistente do MP

A advogada Márlia interpelou ao Prefeito Jeová, lembrando que essa proposta, com certeza, não seria aceita, em hipótese alguma, pelo Ministério Público.

 

 

 

 

 

 



Confira na íntegra a gravação da reunião, também enviada ao Ministério Público: (devido a má qualidade do áudio sugerimos que utilize fone de ouvido)

 

9 comentários

  1. Avatar
    09 dezembro, 2013

    Senti firmeza e gostei muito “da honestidade, da moral, da ética, da transparência e da fidelidade” demonstrada ao órgão e aos clientes a qual representam, demonstrado na gravação pelas Advogadas Dra. Márlia Aparecida da Silva e Dra. Marina Magalhães Ribeiro.

    Nota 1000 !!!

    Responder

    • Avatar
      10 dezembro, 2013

      Obrigada pela força Marina Marins, só estamos fazendo o nosso trabalho.

      Responder

  2. Avatar
    10 dezembro, 2013

    Parabéns Márlia pela honestidade vc é uma pessoa especial mesmo , que o juiz que vai jugar esse caso tbm seja honesto pq envolve muita gente e tem muita gente que morava lá morrendo doente

    Responder

  3. Avatar
    12 dezembro, 2013

    Se os processos são de 2009, porque só agora foram divulgados esses áudios?
    Com certeza há algum interesse por trás disso.

    Responder

    • Avatar
      13 dezembro, 2013

      Paula só foi publicado agora porque eu precisava me garantir para a perícia dos processos que foi realizada agora. Tudo foi explicado com detalhes na reportagem do dia 12.

      Responder

  4. Avatar
    12 dezembro, 2013

    Parabéns MINHA ADVOGADA MÁRLIA !!!!!!!

    Responder

    • Avatar
      13 dezembro, 2013

      São manifestações de apoio como esta, que nos da força para continuarmos, obrigada.

      Responder

  5. Avatar
    17 dezembro, 2013

    Parabens Marlia! E que DEUS te ajude nestes processos! Com certeza vamos ganhar! Qta sujeira heim!! Mas DEUS é MAIOR!!! PARABENS!!!

    Responder

  6. Avatar
    29 dezembro, 2013

    Parabéns pela competência e honestidade, estamos com vc.

    Responder

<