Open top menu
PREFEITURA TRANSFORMA SETOR NORTE EM LIXÃO

Avaliação da notícia

(3 Votos)

PREFEITURA TRANSFORMA SETOR NORTE EM LIXÃO

Olá Sérgio Rocha, meu nome é Melise e sou estudante de Engenharia Ambiental em Uberlândia. Como sou nascida em Araxá e meus pais residem na cidade, tenho por hábito ir á mesma de 15 em 15 dias e este final de semana um fato me chamou bastante atenção. Há um rua asfaltada atrás da Avenida Washington Barcelos(avenida a qual só foi afastada após alguns comerciantes da Avenida Washington Barcelos impedirem a entrada do prefeito em seus estabelecimentos em época de eleição). Esta rua desde as eleições está com a promessa de que passaria água, esgoto e luz por lá, mas nada até agora foi feito. Pois bem, o terreno em frente ao o dos meus pais nessa avenida é de propriedade da prefeitura, um terreno baldio que após alguns metros cai em um barranco enorme que é característico do bairro por lá. O que de estranho está acontecendo neste terreno é que de um tempo pra cá, algumas semanas, alguns caminhões estão descarregando entulhos de construção no terreno e após algum tempo uma máquina veio e joga para o fundo do barranco os entulhos para liberar espaço para mais entulhos serem jogados. A minha denúncia a respeito disso e que envolve a minha profissão é a seguinte: tal terreno poderia ser aterrado com tais entulhos, o que seria totalmente aceitável se tal área não fosse considerada Área de Preservação Permanente(APP), por possuir uma mina d\’água na região, fato que não posso considerar verídico, pois são apenas boatos e não possuo formação profissional para coletar tal informação. Segunda informação: Mesmo tal área não sendo considerada APP, para uma área ser aterrada, é preciso algumas regras como por exemplo, quais os materiais que podem ser jogados na região, já que madeira por exemplo não é eficiente no aterramento. O que acontece é que agora estão sendo jogados qualquer coisa na região, como também a máquina joga qualquer coisa para dentro do barranco e ainda, já exist em pessoas recolhendo materiais considerados recicláveis, o que pode ser considerado até um lixão em perímetro urbano por suas características. Ainda são considerados alguns pontos: existe uma pessoa que mora do lado desse \”lixão\” e que pessoas que convivem com ele acreditam que o mesmo possa ter algum distúrbio mental, o que pode ocasionar suas ações em relação ao \”lixão\” já que o mesmo ateia fogo ao local sempre que vê algum objeto de madeira como sofás por exemplo.

OPINIÃO

Lamentavelmente, este tipo de situação tem se tornado comum em Araxá, a exemplo do aterro sanitário que foi transformado em lixão a céu aberto e da área no distrito industrial e que segundo a administração seria destinada para a implantação de uma usina de reciclagem de material de construção para posteriormente ser utilizado para a construção de casas de famílias de baixa renda no município.
No entanto, nada disto ocorreu. Além disto, conforme você mesmo pôde comprovar, a própria prefeitura numa total demonstração de desconhecimento de causa vem causando sérios danos ambientais como desmatamento sem licença dos órgãos competentes, construções e destruição de matas de preservação permanente.
Como se isto não bastasse, nossos rios e córregos estão sendo poluídos a vários anos pela VALE complexo Araxá e pela COPASA que deveria ser responsável pelo tratamento de esgoto. Entretanto, nem a LO -LICENÇA OPERACIONAL-, para colocar em funcionamento a estação de tratamento de esgoto localizada às margens da rodovia 262, a Copasa possui. E mesmo assim, estamos pagando por serviços que não temos e o que é pior, contribuindo ainda mais para a degradação ambiental.
Quanto aos nossos governantes que já deveriam ter tomado providências para solucionar os problemas, cruzam os braços e se submetem às benesses do poder. Infelizmente esta é a nossa realidade. Quanto ao futuro que deveria ser verde, a continuar assim, será cinza, sem cor, opaco e sem vida.

4 comentários

  1. Avatar
    07 novembro, 2013

    Esta completamente perigoso eu sou um jovem estudante moro na vinhança ,estes dia atrais fui picado pelo escorpião,tem 10 de anos que moro aqui no bairro só neste ano que vem,a conteser isso comigo,tenho totais certeza que fui picado graças a este descaso com a rua cheia de lixos e entulho!!!!

    Responder

    • Avatar
      13 novembro, 2013

      Esse descaso não é somente em sua vizinhaça, meu caro, está em vários setores de Araxá, mas, te peço o seguinte, ligue para a prefeitura peça para direcionar para o setor responsável e grave a conversa, tenho certeza que a equipe do Sergio Rocha repórter irá dar a audiência necessária para a solução.

      Responder

  2. Avatar
    09 novembro, 2013

    Isto é inacreditável, ao ouvir em um programa de radio o fala Prefeito no dia 08/11/13 onde o administrador da cidade fala em que devemos eliminar todos os focos de mosquitos da dengue e não e o que estamos vendo pelas fotos, pois, hoje esta situação esta pior do que estas fotos estão mostrando`.
    Observação;
    Isto é uma vergonha para uma cidade, onde houve um mutirão de limpeza com apoio do pessoal da Sucam de outra cidade.
    Senhor Administrador tome suas providencias ou o senhor será responsável pelo maior criatório de de mosquitos da DENGUE em Araxá que se diz Cidade Turística.
    Isto é uma Vergonha.

    Responder

    • Avatar
      13 novembro, 2013

      Realmente vergonhoso, Julio. Imenso descaso em algo tão simples para uma cidade do porte que tem Araxá. Conhecida por todos como uma das cidades mais limpas que visitaram, porém, que agora está perdendo suas características.
      E devemos agradecer a estudande de Engenharia Ambiental, Melise, pela grande inciativa em denúnciar essa alarmante situação.

      Responder

Deixe seu comentário