Open top menu
11 documentários que vão mudar sua visão do mundo

11 documentários que vão mudar sua visão do mundo

Há filmes que despertam alguma coisa na gente. Você sabe que isso acontece quando sai do cinema ou de uma sessão no Netflix querendo desesperadamente falar sobre o que acabou de ver com alguém. Ou com todo mundo, na verdade. Há filmes de ficção que fazem isso com a gente, e há documentários que são capazes de abrir nossa cabeça pro mundo particular de determinados temas de maneira extraordinária.

Vez ou outra, eu acabo me deparando com um documentário assim. Vasculhei a memória e também descobri novos filmes pra reunir uma lista dos que mais me fizeram ver o mundo de uma maneira diferente ou questionar coisas que sempre me pareceram inquestionáveis. A lista está aqui embaixo:

 

Ilha das Flores

Um dos clássicos nacionais, esse curta é de 1989, mas continua atualíssimo. Vamos chamá-lo de ‘como explicar a desigualdade gerada pelo sistema econômico vigente para uma criança de 10 anos’. É didático porque mostra, claramente, o que está errado nas relações criadas pelo sistema de consumo. Vai fazer você pensar melhor antes de pegar um produto na prateleira do supermercado.

 

Muito Além do Peso

Uma epidemia de obesidade entre crianças está se espalhando pelo mundo. Esse documentário, que não deixa de ser chocante, tenta explicar os motivos. Imperdível se você tiver filhos pequenos.

 

Criança, a Alma do Negócio

Esse se conecta ligeiramente com o documentário anterior, na medida em que mostra como a publicidade tem, cada vez mais, se voltado para focar as crianças – mesmo que os produtos não sejam, exatamente, para elas.

 

WikiRebels – o documentário

Pra entender a gênese do Wikileaks e dos nomes por trás de uma das grandes revoluções digitais da última década, incluindo Julian Assange.

 

Cortina de Fumaça

Um documentário bem completo sobre o lobby da proibição da maconha e a política de drogas vigente no Brasil e suas consequências sociais.

 

A Corporação

Um dos mais populares da lista, A Corporação esclarece porque uma grande empresa pode ser um problema pro mundo mesmo se ela for composta de indivíduos bem intencionados e até programas sociais.

 

Food Inc.

Você já se perguntou de onde vem o que você come e como essa comida chega ao seu prato? Se sim, vai se interessar pelos problemas desse processo, e é disso que o Food Inc. fala. A produção industrial de alimentos gera uma série de subprodutos indesejáveis, desde tratamento desumano a animais até contaminação de alimentos industrializados. E a gente quase não tem pra onde correr, de acordo com esse documentário.

 

Obsolescência Programada

Um documentário pra entender como os produtos são projetados e construídos para durarem pouco já há um bom tempo (não são só os smartphones) e como essa “regra” do sistema gera lixo para o planeta.

 

Paralell Univereses, Alternative Timelines & Multiverse
Infelizmente, esse documentário da BBC não tem legendas em português. Mas ele é fundamental pra entender a teoria das cordas, multiversos e como a física se relaciona com a ideia dos universos paralelos e de consequentes timelines alternativas. E o melhor: é para você não precisa entender nada de física, porque a narrativa é pra leigos.

 

Everything is a Remix

O documentário, em Creative Commons, é de Kirby Ferguson, e é um dos maiores manifestos à cultura do remix, a ideia de que criações a partir de fragmentos de outros materiais sejam encorajados e tenham tanto valor quanto o que é socialmente aceito como original – aliás, a premissa do documentário é justamente questionar esse conceito de originalidade. Imperdível em uma era em que o consumo de conteúdo significa, literalmente, copiar esse conteúdo (pro seu HD quando você o acessa).

 

Doing Time Doing Vipassana

Uma história incrível sobre uma prisão indiana que incluiu em sua programação um projeto de ensino de meditação aos presos e de como isso transformou o lugar e as pessoas.

 

Fonte: http://revistagalileu.globo.com/Cultura/Cinema/noticia/2014/07/11-documentarios-que-vao-mudar-sua-visao-do-mundo.html

 

 

 

 

Deixe seu comentário